segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Museu Casa das Onze Janelas/SIM/Secult, prorroga as mostras de Carla Evanovitch e Daniel Cruz.





Até dia 28 de fevereiro, o Museu Casa das Onze Janelas apresenta as mostras “Performações Urbanas” , de Carla Evanovitch e “Pra Sempre...” , de Daniel Cruz. O cotidiano de Belém é o assunto das duas exposições que integraram o Circuito das Artes 2009. As mostras apresentam os resultados das bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística do Instituto de Artes do Pará.

Os pedintes que freqüentam os transportes públicos chamaram a atenção da artista Carla Evanovitch, que desenvolveu a pesquisa “Performações Urbanas”. Na exposição, apresentada no Laboratório das Artes, ela conta oito histórias, reais e fictícias, destas pessoas que ganham diariamente seu pão nos ônibus da cidade. “Eu ando bastante de ônibus e sempre presto atenção nas histórias dramáticas que essas pessoas contam. Acredito que essas falas se assemelham muito à linguagem das performances. Vi também que as histórias eram muito parecidas umas com as outras e que, de acordo com a reação dos passageiros, elas aumentam”, diz a artista.
FOTOGRAFIA
Em “Pra Sempre...” Daniel Cruz registrou Belém em detalhes que passam desapercebidos pelos pedestres da cidade. Atento à paisagem urbana e ao acervo patrimonial, o artista deteve-se no traçado dos prédios em construção e deteriorados. “É uma pesquisa sobre poética urbana, sobre os lugares que vão mudando, sendo destruídos e não percebemos. É um registro do meu cotidiano, de cenas que me chamam a atenção. Ao final, fiz uma leitura dessas imagens dentro deste contexto da transitoriedade urbana. São fotografias de Belém, mas que poderiam ser de qualquer lugar”, diz Daniel. Ao todo, o artista apresenta 29 fotografias na sala Gratuliano Bibas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário