quinta-feira, 1 de abril de 2010

EXPOMONUMENTA


A mostra EXPOMONUMENTA chega a Belém.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura inaugura no dia 06 de abril, em parceria com a Secult-PA/Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Pará, através do Museu Casa das Onze Janelas, a EXPOMONUMENTA. Exposição itinerante, que já passou pela Bienal de Arquitetura em São Paulo e por várias cidades brasileiras.
A mostra apresenta, em 48 painéis, os resultados dos 13 anos de atividades do Monumenta na recuperação de 26 cidades históricas brasileiras.
Na abertura, haverá noite de autógrafos do lançamento dos livros:
ART NOUVEAU EM BELÉM , Célia Bassalo Coelho
LARGOS, CORETOS E PRAÇAS DE BELÉM, de Elizabeth Nelo Soares
IGREJAS, PALÁCIOS E PALACETES DE BELÉM, de Jussara Derenji e Jorge Derenji

PROGRAMA MONUMENTA
O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e apoio da UNESCO. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio com desenvolvimento econômico e social. São objetivos do programa: preservar áreas prioritárias do patrimônio histórico e artístico urbano, aumentar a consciência da população acerca do patrimônio histórico, aperfeiçoar sua gestão, estabelecer critérios de prioridades de conservação e estimular a utilização econômica, cultural e social das áreas em recuperação no âmbito do projeto.
Atualmente são 26 cidades que participam do Programa, todas elas escolhidas de acordo com sua representatividade histórica e artística e a urgência das obras de recuperação. Entre as obras selecionadas estão centenas de monumentos como museus, igrejas, fortificações, casas de câmara e cadeias, palacetes, conjuntos escultóricos, conventos, fortes, ruas, logradouros e edificações privadas em áreas tombadas.
O Programa Monumenta apóia a implantação e a modernização de museus nos sítios históricos, equipamentos que fortaleçam a dinâmica das cidades e a estratégia de sustentabilidade dos projetos locais.


ExpoMonumenta- Período: 06 a 30 de abril
Local:Sala Valdir Sarubbi de terça a domingo, das 10h às 16h

Um comentário:

  1. bom dia,
    sou estudante de arquitetura da UnB ( brasília) e gostaria de saber como posso adquirir algum dos livros citados.
    Atualmente pesquiso sobre a arquitetura do séc XIX em Belém e qualquer recomendação bibliográfica pode ser interessante.
    grato,

    cícero
    ( ciceroportella@hotmail.com)

    ResponderExcluir