quarta-feira, 2 de junho de 2010

Outros Prazeres ou Aquilo que Amou ter de Volta



O prazer de acessar uma obra de arte é inestimável. Tecer relações, perceber como sua potência permanece e adquire outros contornos ao longo dos anos é uma experiência especial. No Brasil, diante das diversas situações que acervos e museus atravessam é, muitas vezes, rara a oportunidade de travar contato com um conjunto significativo de trabalhos de arte contemporânea em uma mostra de coleção.

Pensando na importância de construir acervos de arte contemporânea na região norte, refletindo acerca dos já existentes em coleções públicas e da necessidade de serem vistos, concebemos esta exposição, que nasceu no desejo de voltar a ver obras de artistas de trajetórias singulares que se encontram no acervo do Sistema Integrado de Museus, na coleção pertencente à Casa das Onze Janelas.

A grande maioria dessas obras - provenientes de doação realizada pela Fundação Nacional de Arte – Funarte -, foram premiadas e integradas a uma coleção pública que foi, posteriormente, ofertada ao Pará. Também figuram trabalhos que agregaram a coleção pública do estado por meio de editais e exibições. São obras que apresentam um recorte das últimas décadas da produção nacional, permitindo ao público o acesso a temporalidades distintas, que estabelecem diálogo na construção curatorial, que busca ativar suas potências, entre aproximações e tensões.

Como sabiamente disse Paulo Herkenhoff: “a arte fere” e essa mácula se apresenta nos discursos e transgressões presentes aqui. Não podemos viver alienados do tempo e da história. Esses artistas colocam questões prementes à arte contemporânea, eles estão aqui, diante de nossos olhos, nos convidando a ver e entender nosso lugar, nosso papel no sistema complexo da arte e da cultura.

Courtney Smith, Douglas Marques de Sá, Laura Vinci, Newton Mesquita, Marco Paulo Rolla, Hildebrando Castro, Adir Sodré, Miguel Rio Branco, Cildo Meireles, Lina Kim, Nazaré Pacheco, Yiftah Paled, Laércio Redondo, Marcelo Coutinho, Paulo Climachauska, Rosângela Rennó, José Guedes, Cláudia Leão e eu mesmo conclamamos vocês a pensar com essas obras, sobre elas, a partir delas, colocando-as em um lugar mais vivo do que o velho acervo, trazendo-as para bem perto, em nós, em contato íntimo, permitindo com que elas exerçam papel transformador em nossas existências.

Orlando Maneschy
Curador artista

Nenhum comentário:

Postar um comentário