quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Importância da Coleção Luiz Braga para o Museu Casa das Onze Janelas



O Museu Casa das Onze Janelas, é um espaço destinado à arte contemporânea, localiza-se em Belém, sendo uma unidade integrante do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura do Pará. Promove ações museológicas preocupadas com a promoção de intercâmbios culturais, com a difusão do conhecimento da arte e com a inserção do artista em seus espaços expositivos realizando mostras que discutem a arte produzida na contemporaneidade.

Detentor de um expressivo acervo de artes visuais, o museu preocupa-se em trabalhar ações de desvelamento das particularidades de obras e artistas que compõem suas coleções, bem como, em buscar maneiras que propiciem a ampliação e atualização deste acervo, formado por aproximadamente 2.300 obras de arte moderna e contemporânea, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, fotografias, construções artísticas e vídeo-arte.

Em consonância à estas ações, o Museu Casa das Onze Janelas/SIM, referendou a proposta apresentada pelo fotógrafo Luiz Braga ao Edital Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça/FUNARTE 2009, que teve como objetivo, incentivar produções artísticas inéditas destinadas ao acervo das instituições museológicas públicas e privadas sem fins lucrativos, fomentando a difusão e a criação das artes visuais no Brasil. Sendo assim, o fotógrafo veio a ser premiado e destinou ao Museu Casa das Onze Janelas a série “Verde-noite – 11 raios na Estrada Nova, Fotografias em Nightvision”, composta de obras inéditas não pertencentes a nenhum acervo público, existindo em particular, na referida série, uma excepcional transgressão na representação do lugar. Recorrendo à tecnologia da nightvision, adaptada à uma técnica toda própria, Luiz Braga mostra claramente a versatilidade da obra de um artista que, tendo participado do processo referente à “visualidade amazônica” , à ela não se enclausurou. Conseguindo desenvolver uma produção que, partindo de referências locais, extrapolaram esse campo, adicionando a ele uma visão mais comprometida com a interpretação pessoal que faz do mundo.



Esta ação de aquisição veio ao encontro do grande interesse da instituição, de incorporar às suas coleções, as obras deste importante artista brasileiro. Acrescentando, que a referida série, foi complementada, por iniciativa de Luiz Braga, pela doação de um conjunto de fotografias da série matricial de sua produção, focada na visualidade popular do Norte do Brasil , de obras em P&B e demais trabalhos de determinadas fases da trajetória do artista. Ação que possibilitou a considerável ampliação do pequeno acervo de obras do autor já pertencentes à instituição, perfazendo um total de 50 fotografias que formaram a importante Coleção Luiz Braga do Museu Casa das Onze Janelas. Obras estas, que reunidas, apresentam um mapa do percurso do olhar de Luís Braga sobre o universo amazônico em tensão com a linguagem fotográfica.

Sendo importante destacar o fato de tratarmos aqui, da singularidade de uma ação que concretiza a formação da primeira Coleção de obras específicas do artista em uma instituição museológica da região norte. Tal Coleção, tornava-se cada dia mais relevante de ser adquirida e estudada, uma vez que esta ação virá proporcionar a possibilidade de se perceber visualmente a trajetória deste importante artista paraense que integra já há alguns anos, a história da arte produzida no Brasil. Pode-se dizer que esta percepção se dará pela diversidade da produção e pela especificidade com que Luiz Braga constitui a sua poética visual. Tratando-se de uma produção extensa e de qualidade, que ao mesmo tempo em que revela traços da região amazônica, não se restringe ao olhar local. Ao contrário, dispõe de códigos universais.

Desta forma, o Museu Casa das Onze Janelas, instituição criada em dezembro de 2002, com objetivo de ser referência da arte moderna e contemporânea do Pará e do Brasil, ciente de sua missão museológica na estrutura atual da Secretaria de Estado de Cultura, que busca promover a valoração, a pesquisa, a preservação e a comunicação do patrimônio cultural brasileiro, vem agradecer de público a iniciativa de Luiz Braga em contemplar esta instituição com valiosas aquisições, e à FUNARTE pela atuante sistematização de realizações de editais de fomento à produção artística e ampliação de acervos públicos, ressaltando que cabe agora ao Museu, a realização de estudos e exibição das rec entes aquisições que resultarão em ações de reflexão e difusão da obra de Luiz Braga. Tendo como objetivo a valorização, o fomento e a difusão das artes visuais paraense e o fortalecimento das ações desenvolvidas pela instituição, que afirmará seu perfil de arena de reflexão, fomento e difusão cultural com ações que trabalham os processos de democratização da arte, inclusão social e cidadania.

Nina Matos
Diretora do Museu Casa das Onze Janelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário