sexta-feira, 14 de maio de 2010

VIII SEMANA NACIONAL DE MUSEUS – 2010 “Museu para Harmonia Social”


O Museu Casa das Onze Janelas é uma unidade integrante do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura do Pará , tendo surgido em 2002, com um perfil museológico bem definido, de ser uma espaço de difusão e reflexão sobre a arte contemporânea brasileira . Desta forma, promove ações museológicas preocupadas com a promoção de intercâmbios culturais, com a difusão do conhecimento da arte e com a inserção do artista em seus espaços expositivos realizando exposições que discutem a arte produzida na contemporaneidade, sendo um lugar onde o artista pode ousar em suas experimentações e apresentar o processo de sua pesquisa.

No mês de maio , em que se realiza a Semana de Museus, a instituição , participa do tema “Museu para Harmonia Social” , afirmando sua potencialidade de fomento e difusão cultural com ações que trabalham os processos de democratização da arte, inclusão social e cidadania apresentando a seguinte programação:

Exposições:
“Poltrona para Assistir a Máquina do Som!...Toque meus discos... do artista Jocatos
A instalação artística foi contemplada com o Prêmio Secult de Artes Visuais e interliga o universo das artes visuais com o campo sonoro e da literatura. A obra traz como matriz uma idéia nascida durante uma visita ao ”Engenho de Cachaça Pacheco”, em Abaetetuba, quando o artista observou em cima de uma antiga máquina de costura, uma caixa de som de construção precária. O instante da idéia foi associado às experiências sonoras do Guamá, bairro em que mora, ao sentido crítico em relação ao circuito fonográfico, ao circuito de arte.
Local: Sala Gratuliano Bibas
Período: de 12 de maio a 13 de junho de 2010 , de terça a domingo , das 10h às 16h.

“Haicai: Poesia e Imagem” de Bianca Shiguefuzi
As obras enfocam a relação texto-imagem da poesia haicai, especificamente a transposição criativa da linguagem poética verbal do haicai brasileiro de tendências diversas, para a linguagem pictórica, com ênfase em técnicas e análise de materiais expressivos da Pintura.
Período: abril/maio. Local:Laboratório das Artes de terça a domingo, das 10h às 16h

Oficinas:
- oficina de experimentação plástica “Reciclagem e produção de papel artesanal”, integrando atividade paralela à exposição Haicai
Técnica/ Educadora: Bianca Shiguefuzi
A oficina repetir-se-á em todos os dias. Período:todo o mês de maio. Horário: 14:00h às 16:00h
Local: Varanda do piso superior do Museu Casa das Onze Janelas
Participação: gratuita
- 3ª. feiras: atendimento ao público espontâneo sem inscrição prévia, basta preencher uma ficha-cadastro na hora da oficina, com a educadora Bianca e participar individualmente ou em grupo (máximo 12 pessoas).
- 4ª. às 6ª. feiras: atendimento aos grupos que agendarem com antecedência (estudantes de escolas pública e privada de ensino Fundamental, Médio e Universidades e pessoas de outras Instituições pública e privada).
Telefone para agendamento : 4008845/ Coordenação de Educação e Extensão do SIM/SECULT. Contato : Bianca Shiguefuzi – 40098821


Semana de 18 a 21 de maio
Entrada franca dias 18 e 19

Dia 18 – Dia Internacional de Museus
das 9h às 11h:
Local : Forte do Presépio - Tiros de Canhões;Apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros;
Cortejo “Água nossa de cada dia”, com os alunos da Escola Estadual Esther Bandeiras;

Das 10h às 16h: Museu Casa das Onze Janelas , Museu de Arte Sacra, Museu Histórico do Estado do Pará, Museu do Círio e Forte do Presépio.
Visitação Gratuita;
Percurso Patrimonial – Comunidades convidadas: Escola Municipal “Amância Pantoja” e o Projeto “Ponto de Luz”;

Das 10h às 13h: Museu Casa das Onze Janelas e Museu de Arte Sacra
Experimentações artísticas com Folha Ativa sobre Educação Patrimonial e Modelagem;

De 19 a 21 - Das 10h às 13h: Museu Casa das Onze Janelas
- Experimentações artísticas com Folha Ativa sobre Educação Patrimonial;
- oficina de experimentação plástica “Reciclagem e produção de papel artesanal”, integrando atividade paralela à exposição Haicai.


O Museu Casa das Onze Janelas fica na Praça Frei Caetano Brandão s/ nº, Cidade Velha- Belém/PA. CEP: 66020-310 Funcionamento: de terça a domingo das 10h às 16h - feriados das 09 às 13h. Ingresso: R$2,00 . Todas as terças-feiras do ano – entrada franca. Gratuidade: crianças até 7 anos , adultos a partir dos 60 anos, portadores de necessidades especiais , grupos agendados e turmas da rede de ensino agendadas .
Informações: (91) 40098825/40098823/40098821. E-mail: onzejanelas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário